30 de jan. de 2016

Decorando porcelana com Pen Touch Sakura



Olá, 
Hoje eu vou ensinar uma técnica simples e fácil de transferir seu risco para materiais de superfície lisa, como uma xícara.

29 de jan. de 2016

Degradê usando Koi coloring brush pen + Koi water brush


Como fazer degradê usando Koi Coloring Brush Pen e Koi Water Brush ?
Fácil! ...e não exige grandes habilidades em pintura.


Veja como!

25 de jan. de 2016

Bico de pena (ou pena) é descartável?

Não!

Hoje eu vim para escrever para calígrafos desesperados e decepcionados com suas penas. Esse post é pensando em vocês. 
O bico de pena ou a pena é um item que pode ser trocado a medida que se faz necessário para buscar novos traços ou escritas, mas não é descartável. Se bem cuidada, uma pena dura muitos e muitos anos. 
Vamos lá! Eu já falei, aqui, outras vezes, como é importante cuidar das penas de forma adequada usando um pen cleaner Speedball ou de outra marca.
Porém a grande questão que venho tratar nesse post é: usar ou não usar o fogo para queimar suas penas antes do uso?
Não! A minha experiência com penas vem de muitos anos e eu nunca levei minhas penas ao fogo. Segundo alguns calígrafos isso faz com que as duas pontas das penas abram-se mais no momento da escrita.
Eu não aconselho tal prática. Além das penas ficarem muito feias, elas não terão uma vida útil muito longa. Jã ouvi e li depoimentos de calígrafos que chegam usar 40 penas para para sobrescrever convites.

O processo para ter sucesso com sua pena e não ter de comprar penas repetidas, segundo minha experiência é:

19 de jan. de 2016

Escrita Copperplate

Um "acidente" lindo!


Segundo David Harris em A Arte da Caligrafia (2013), a escrita Copperplate surgiu em 1574 em um manual de introdução para escrita itálica. O manual foi gravado em folhas de cobre com um instrumento pontiagudo, o buril. O instrumento com ponta fina junto à produção de uma letra bastante inclinada fez surgir um novo tipo de escrita, Copperplate.
Sendo assim, podemos dizer que as principais características da escrita Copperplate são:

          1. Escrita inclinada (por volta de 53º)
          2. Letras ligadas por "perninhas"

A ligação entre uma letra e outra foi uma inovação trazida por essa escrita, que favoreceu uma maior agilidade em relação as escritas anteriores, como as humanísticas. 
Sua elegância é inquestionável e os modelos são cada vez mais variados.

Veja a foto abaixo.




14 de jan. de 2016

Papel pautado para caligrafia copperplate, ronde, chancelaresca e itálica


Já faz um tempo que vendemos os papéis pautados para caligrafia copperplate.
Porém, pensando na necessidade dos nossos clientes, variamos ainda mais os tipos de papéis pautados. Agora você também pode comprar para treinar em casa os papéis pautados para as escritas Ronde, Chancelaresca e Text.
As pautas foram preparadas por um profissional, sob minha orientação. Para isso, me baseei em estudos de David Harris, um dos topógrafos mais famosos e didáticos. 
Segue abaixo uma prévia desse material indispensável para iniciantes dessa arte, a escrita.


Esse é o famoso papel pautado para caligrafia copperplete. O treino da escrita inclinada requer muita disciplina e treino. Por isso preparamos as pautas para letras maiúsculas e minúsculas, além das linhas na diagonal, com a angulação correta para treinar a escrita. 

7 de jan. de 2016

Canetas Nankin Mícron Sakura: utilidades e possibilidades


As lindas Canetas Pigma Micron são fabricadas pela Sakura. De tecnologia japonesa, as canetas são a prova d'água e possuem uma precisão incrível, sem provocar falhas no momento da escrita, e com secagem rápida, sem provocar borrões. 
Possibilidades e qualidade são sinônimos dessas canetas. Elas podem ser usadas no dia a dia para assinaturas e textos diversos. 
São também muito apreciadas por calígrafos,  engenheiros, arquitetos e desenhistas (cartunistas, desenhistas de moda, caricaturista, quadrinista, etc).
Como calígrafa, observo que a caneta não faz sujeira e tem cobertura excelente, o que a torna muito prática. Uso para desenhar as letras e preenchê-las. Podem ser feitas letras cursivas ou de forma (veja a imagem acima). 
Dica! Para os desenhistas de Zentangles, essas são as canetas que mais indico.

As canetas possuem 7 tamanhos diferentes de pontas e são produzidas nas cores: preta, vermelha, verde, azul, marrom, rosa laranja.

Os tamanhos:


.PIGMA MICRON 005 --> Produz linhas de 0,20mm;
.PIGMA MICRON 01 --> Produz linhas de 0,25mm;
.PIGMA MICRON 02 --> Produz linhas de 0,30mm;
.PIGMA MICRON 03 --> Produz linhas de 0,35mm;
.PIGMA MICRON 04 --> Produz linhas de 0,40mm;
.PIGMA MICRON 05 --> Produz linhas de 0,45mm;
.PIGMA MICRON 08 --> Produz linhas de 0,50mm;

Confira algumas das utilidades











Aproveite!!!

Saiba mais: Penas Scroll William Mitchell

As Penas Scrow são pouco conhecidas. Essas penas podem fazer lindos trabalhos, sobretudo para quem aprecia ou busca executar floreios.